Sinergia Espaço Vivencial

Terapias Complementares e Alternativas

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA E FAMILIAR

Quem eu sou? Qual meu papel? Onde me sinto pertencer? De onde faço parte? Onde estou?

Precisamos nos situar, ocupar nossos lugares originais para termos um ponto de partida para chegarmos a qualquer lugar. Durante todo o tempo, fazemos parte de algum grupo, somos seres sociais, vivemos em sociedade, em sistemas. Dentro da sociedade temos nossos papéis, desde que surgimos no mundo, desde a nossa corrida pela vida, como um pequeno esperma em busca de um óvulo, temos um papel, saímos de algum lugar, tivemos que assumir um papel, para chegar a outro. E assim será o tempo todo.

 

A Constelação nos auxilia a entender, de que "constelação" fazemos parte, que "estrela" ou "planeta" somos e qual nosso papel, e lugar exato para manter o equilíbrio do restante do sistema e para que a coisas funcionem em harmonia. Pois como num dominó, se pensarmos nas peças empilhadas, uma frente a outra, se alguma sair de seu lugar, se cair, outras serão afetadas, talvez até um ponto próximo do sistema, talvez até um ponto distante, talvez todas, cientificamente falando, pensamos nas leis da física, no espaço, que cada corpo ocupa seu lugar no espaço e que ações geram reações. Parece simples teoricamente, mas nas nossas vidas, esses lugares, essas reações, muitas vezes são grandes emaranhados que sem auxílio, nos parecem muitas vezes invisíveis, indecifráveis ou impossíveis de solução, sem saída.

 

O terapêuta da Constelação Sistêmica ou Familiar através de uma anamnese nos ajuda a entender o que buscamos e nos ajuda a achar nossos lugares e a enxergar nossas interações, nossos "emaranhados", os nós, e desatar, desfazer, através da colocação de cada um do seu sistema em seu devido papel e lugar e com frases de dissolução.

 

Quando esse tipo de terapia é adequada? Em quaisquer situações de desequilíbrio em nossas vidas, buscando ser uma terapia breve, de autoconhecimento e reconhecimento dos rumos a tomar dentro de nossos conflitos: físicos, mentai e emocionais.