Sinergia Espaço Vivencial

Terapias Complementares e Alternativas

TERAPIA FLORAL

A Terapia Floral busca através do contato com a essência floral, feita a partir do contato de alguma flor, planta ou mesmo elemento da natureza com a água, despertar seu potencial de transformação da consciência, do campo de energia, do nosso curador interno.

As plantas, assim como nós e outros seres vivos, possuem um "comportamento" na natureza, uma ação, reações, ajustes para sobrevivência, enfim, tem seu "jeito" de viver, sua marca, como se fosse uma digital única, ou uma "assinatura",  vamos usar o termo assinatura. A assinatura de uma planta ou elemento da natureza diria sobre si, por exemplo: onde vive, como cresce, como são sua características físicas, em que clima ou como melhor se reproduz, etc., e então, esse comportamento poderia se aplicado como um "molde" sobre seu "semelhante", como "espelho". Possuindo a mesma filosofia de "semelhante cura semelhante" que conhecemos dos antídotos alopáticos, das vacinas, por exemplo, se tenho na natureza uma planta que cresce na água, e tenho problemas de saúde relacionados aos aparelhos urinários que contém água, seriam semelhantes, e então o uso desta essência seria um antídoto para equilibrar um sistema que o reconhece. Falando sobre aspectos emocionais e comportamentais, muitas vezes nos fica mais claro entender, partimos do exemplo clássico do floral Impatiens (Dr Edward Bach, em sua personalidade em si), uma planta que se alastra eficientemente tomando os campos, devido à sua eficiente forma de reprodução, poderia tratar uma pessoa que se alastra eficientemente em tudo, casa, ambiente de trabalho, o famoso "deixa que eu mesmo faço", que acaba fazendo tudo, por si e por todos, muito bem, obrigada!  Mas que se sobrecarrega, muitas vezes, causando outros desequilíbrios (precisando de outras essências complementares), mas certamente, por fazer tudo, e muitas vezes tão rápido, pode se tornar vítima de ansiedade, estresse extremos. A essência Impatiens, da planta que se comporta na eficiência da reprodução, pode ser o antídoto para o indivíduo que se comporta na "eficiência da produção", e como? Como um espelho, a famosa expressão "um tapa na cara", a cada vez que tomo a essência, minha "ferramenta interna de reconhecimento" desta consciência, deste "campo" do Impatiens, me faz me olhar, me reconhecendo semelhante, me enxergando, vou buscando novos caminhos, "anticorpos": ok, sou assim, mas posso fazer diferente agora.

A Terapia Floral é um trabalho de reconhecimento terapêutico, que não visa mudar sua essência ou personalidade, mas saber reconhecer e lidar de forma equilibrada, buscando suas melhores características, sabendo superar as dificuldades de lidar com as mesmas. 

Com o equilíbrio e autoconhecimento posso trabalhar identificando e me fortalecendo, evitando ou tratando doenças psicossomáticas que podem se somatizar como sintomas, ou mesmo sintomas já instalados: ansiedade, estresse, depressão, fobias, dores, doenças, desequilíbrios no geral.

ESPAÇO SINERGIA: YOGA E TERAPIAS